segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Chupeta: usar ou não usar - eis a questão!

A maioria das mamães questionam se o uso da chupeta é bom ou não??? Bem, sempre disse que se fosse para o Lucas chupar o dedo, eu preferia a chupeta. Chupeta tem como no futuro eu tirar... e o dedo??? Minha sobrinha de nove anos chupa dedo até hoje... as unhas dela chegam a ser tortas. Ela está vendo Tv e dedo na boca... está com sono e...dedo na boca...
No Guia do bebê há um artigo cujo titulo é exatamente sobre a utilização ou não da chupeta: http://guiadobebe.uol.com.br/gestantes/chupeta_usar_ou_nao_usar_eis_a_questao.htm.
O resumo é: para nenéns antes de 37 semanas é bom usar a chupeta; para os depois das 37 semanas não é bom seu uso pois prejudica a dentição e a sucção do peito materno...
Outro artigo interessante acerca do assunto é feito no Baby center (site que adoro e estou inscrita para receber semanalmente): http://brasil.babycenter.com/baby/recem-nascido/chupeta/.
Agora vamos a prática mamães: a gente lê, analisa, planeja.... mas quando o filho chega o negócio fica diferente.
Eu tinha em mente que se o Lucas começasse a chupar o dedo preferia o uso da chupeta como acima afirmei. Pois bem, no primeiro dia Lucas colocou o dedão na boca na posição certinha para chupar. No segundo dia, estava ele lá na sucção do dedinho... Não pensei duas vezes e coloquei a chupeta.
Ele até pegou, mas sugava rapido e cuspia... Hoje a utilizo como método para acalmá-lo. Quando ele está para dormir coloco a chupeta e isso o ajudo e muito a relaxar.
Aliás, há um livro que muitíssimo recomendo: "O Segredo de uma encantadora de bebês" por Tracy Hogg. Livro de leitura simples, rápida e gostosa... parece estar "falando a nossa língua". Literatura indicada pela minha amiga Tuka e que realmente vale a pena. Assim, no capitulo sobre sono ela mesmo indica o uso da chupeta com uma condição apenas: quando o bebê adormecer e a chupeta cair da boca, não a reentroduza. A chupeta vale apenas e somente apenas para acalmar a criança.
Estou fazendo isso com o Lucas e está dando bem certo.
Agora outra dica muito importante: Não diga que seu filho não pega chupeta quando você somente deu uma para ele... Lucas testou 5 tipos e somente pegou a da MAM... ahhhh e não é qualquer uma da MAM não... ele só gosta da CHUPETA ORIGINAL MAM SILK TOUCH.... é só prestar atenção: no bico da chupeta há uma parte mais áspera... menos transparente... é somente dessa que ele gosta. Não adiantou da nuk... ele chuta longe.
Enfim, eu nunca fui adepta a extremismos. Acredito que tudo moderadamente não há problema. Não é usar a chupeta a todos os instantes e impedir que seu bebê dialogue com você.
Mas cada qual com seu cada qual. Chupeta é um assunto muito controverso até mesmo para especialistas, como nós mamães de primeira viagem podemos saber o que é totalmente certo???
Não poderia deixar esse post sem comentar de outro produto muito questionado e que é introduzido através da chupeta - FUNCHICÓRIA...
Para quem não sabe, a funchicória é um extrato de erva... vem na forma de pó rosado e muitas mamães dão para seus filhotes para ajudar a combater a cólica.
Gostei muito do relato e pesquisa no blog da mamãe Japa: http://maejapa.blogspot.com/2009/03/funchicoria-vilao-ou-heroi.html. Minha irmã achou esse blog quando pesquisava no assunto e ao ler esse post fiquei tranquila sobre minha decisão e reforço o que acima disse... TUDO USADO MODERADAMENTE NÃO FAZ MAL. O Bom senso deve imperar sempre!!! E criança nunca é igual a outra criança... o que pode funcionar para uma, pode ser o inferno para outra...
Lucas somente teve cólica um dia... me deixou desesperada e aflita... só melhorou com Tylenol bebê, compressa de água quente e...paciência!!! Foi uma hora de chororô e gritaria para total desespero da mamãe aqui...bem que quando ele chorava eu me perguntava: "será que é cólica". E muitos me diziam: "quando for vc saberá". E é a mais pura verdade... não tem choro igual a da dorzinha deles... é bem forte e agudo...as perninhas não páram um segundo.
A funchicoria nem foi usada... eu a uso exatamente para acalmar e bem de vez em quando. Uso quando nada mais funciona para acalmar... daí coloco um pouco de funchi na chupetinha e tudo flui na melhor maneira...
Portanto, sou a favor da chupetinha e funchicoria, mas ambas usadas de forma moderada sempre. Controvérsia? sempre terá e é saudavel a sua existência. O que não pode acontecer é a mamãe ficar mais confusa com a exagerada quantidade de artigos e informações que parentes e amigos colocam (colocam não...infurnam mesmo) na mamãe que fica sem saber nem o que dizer... críticas: sempre ouviremos. O importante é você estar segura de que aquilo está naquele momento (porque criança muda o tempo todo o seu comportamento) fazendo bem ao seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário