segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os primeiros quinze dias

Todas, mas todas minhas amigas mamães tinham relatado sobre o fatídico primeiros quinze dias. Tuka inclusive me mandou um torpedo as 4 da manhã no seu segundo dia com o seguinte texto: "é.. o negócio é punk...". Mas simplesmente nada do que tem falam te prepara pro que realmente vai vir... se eu pudesse apagar algo da maternidade, apagaria os primeiros quinze dias. Putz, se alguem me dissesse eu que eu não teria tempo nem de fazer xixi eu ia rir...mas é verdade... nem tempo para o curativo da cesarea eu tinha direito. Comprei camisolas de amamentação e sutiã tb... usei: os usei sim. Mas vamos ser práticos: aquilo é lindo...só um buraquinho para seu bebê e todo seu corpo incluso... e Lucas gostava??? é ruim!!! então eu vivia com a camisola com as alças arriadas e sutia de amamentação aberto... era o tempo todo... 15 em 15 min ele queria mamar... chorava... comecei a achar que era cólica...meu peito formou sangue pisado e fissuras....ardia minha alma toda...é a dor do corte da cesarea, cólicas, dores....afffff dá vontade de fugir sim... o que te prende realmente é o bebezinho lindo olhando pra ti....visitas o tempo todo... não que eu não gosto da presença de amigos e familiares... mas vc está tão desesperada que tu não quer ver ninguém... é a mais triste sensação... vc se sente só mesmo rodeada por um monte de gente...só vc tá sentindo aquilo tudo...
Daí na primeira semana vc tem a primeira saída: pediatra. Fui na que acompanhou meu parto. Como o Lucas nasceu grandão (4,165 kgs) ela introduziu o NAN direto... dizem que como é grandão ele não pode esperar o meu leite descer pq pode ter hipoglicemia. Então ele vinha pro quarto eu dava o peito e depois ele mamava. Falei para a médica que o Lucas estava mamando mas chorava muito e que eu suspeitava de fome. Ela me perguntou: "vc vê a boquinha com leite?". Isso eu via sim. daí ela disse: "então vc está amamentando". Logo depois ela tirou a roupa dele (foi quando caiu o umbigo), ela foi pesá-lo. Ele estava com 3,880 kgs... ela virou-se para mim e disse:"Mãe, vc está deixando ele dormir demais. Tem que dar mamar". Oras, eu tinha acabado de dizer que ele chorava o tempo todo e que não dormia nada... A noite ele dormia 20 minutos e olha lá... eu estava exausta!!! Fiquei apavorada. Ela me perguntou:"está dando a mamadeira". Prontamente respondi que estava dando somente a noite para ver se ele ficava mais calmo tentando descansar.... não queria dar o tempo todo pois tinha receio que ele largasse meu peito. A resposta da médica maravilhosa:"entendi, vc dá a mamadeira só para vc poder dormir". Como assim???? Perguntei então: "Como devo proceder então?". Resposta espetacular:"Peito horário livre e mamadeira junto". Isso é resposta clara???? peito horario livre entendi... mas mamadeira era pra ser o tempo todo???? Passou mais uma semana até que um dia não aguentava mais... ligava para a pediatra com alguma duvida e perguntava: "pode falar, está ocupada?". Coisa de educação que a gente faz não é?. A médica: "não tenho tempo, mas não adianta mesmo que depois vc vai me ligar de novo". Ora, lógico que iria ligar novamente... Ela falou isso para o meu marido né... senão eu tinha mandado ela pastar... ele nem quis me dizer pq sabia que eu ficar brava.
Pensei de pronto: vou procurar o meu pediatra... ele sempre acertou. Não achei nenhum registro. Foi aí que lembrei do antigo ginecologista da minha mãe...sim, o que me colocou no mundo. Minha mãe ligou para ele e prontamente ele avisou que sua filha era pediatra. Ele pediu para que eu ligasse para o consultorio dele e marcasse consulta. Fiz. Uma hora depois ela ligou. Perguntou o que estava acontecendo e eu relatei. Ela concluiu que era fome o que ele tinha...como assim??? eu dava peito... mas a produção era pequena para a demanda dele. solução: dar mamadeira de 3 em 3 horas. Perguntei se isso não ia fazer ele largar meu peito. Ela me respondeu que isso poderia acontecer, mas era melhor do que fazer ele perder peso e ficar com fome.. concordei e fiz isso. Me senti mais segura com a explicação da médica e de cara peguei confiança... a preocupação dela de me ligar sem me conhecer, sem ser sua paciente me conquistou. Lucas ficou mais calmo e começou a se desenvolver melhor. Exausta eu continuei, mas tranquila pois via meu filho melhor. O medo dele perder vontade de perder meu peito foi infundado... até hoje (ele está com 3 meses e meio) ele ama meu seio... às vezes ele prefere meu peito do que a mamadeira...meu leite desceu mais...então espacei mais o horario da mamadeira...ainda permanece pq nem sempre meu peito consegue suprir a demanda dele...Tanto é que raríssimas vezes meu peito vazou ou ficou duro de tanto leite.
Esses foram meu atordoados e loucos primeiros quinze dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário